Loading...

terça-feira, 27 de agosto de 2013

EXERCÍCIOS DE COESÃO



Visite e se inscreva também em meu canal no Youtube, ele reúne POESIA e TECNOLOGIA de maneira inovadora:

http://www.youtube.com/user/fernandoalvessales/videos
http://www.youtube.com/watch?v=sZZWrWdaj9M

Não deixe de também seguir este blog e, se possível, clicar nos anúncios, assim você estimula sua continuação!



Pontue e complete:

O  fenômeno da globalização econômica ocasionou uma série ampla e complexa de mudanças sociais no nível interno e externo da sociedade afetando em especial o poder regulador do Estado _________________ a estonteante rapidez e abrangência _________ tais mudanças ocorrem é preciso considerar que em qualquer sociedade em todos os tempos a mudança existiu como algo inerente ao sistema social 

A visão sistêmica exclui o diálogo de resto necessário numa sociedade ________ forma de codificação das relações sociais encontrou no dinheiro uma linguagem universal a validade dessa linguagem não precisa ser questionada ________ o sistema funciona na base de imperativos automáticos que jamais foram objeto de discussão dos interessados

Leia o texto a seguir, corrija-o e, a seguir, assinale a opção que dá seqüência com coerência e coesão.

Em nossos dias a ética ressurge e se revigora em muitas áreas da sociedade industrial e pós-industrial ela procura novos caminhos para os cidadãos e as organizações encarando construtivamente as inúmeras modificações que são verificadas no quadro referencial de valores a dignidade do indivíduo passa a aferir-se pela relação deste com seus semelhantes muito em especial com as organizações de que participa e com a própria sociedade em que está inserido

(José de Ávila Aguiar Coimbra – Fronteiras da Ética, São Paulo, Editora SENAC, 2002).

a) A sociedade moderna, no entanto, proclamou sua independência em relação a esse pensamento religioso predominante.

b) Mesmo hoje, nem sempre são muito claros os limites entre essa moral e a ética, pois vários pensadores partem de conceitos diferentes.

c) Não é de estranhar, pois, que tanto a administração pública quanto a iniciativa privada estejam ocupando-se de problemas éticos e suas respectivas soluções.

d) A ciência também produz a ignorância na medida em que as especializações caminham para fora dos grandes contextos reais, das realidades e suas respectivas soluções.

e) Paradoxalmente, cada avanço dos conhecimentos científicos, unidirecionais produz mais desorientação e perplexidade na esfera das ações a implementar, para as quais se pressupõe acerto e segurança. 

Assinale a opção que não constitui uma articulação coesa e coerente para as duas partes do texto.

O capital humano é a grande âncora do desenvolvimento na Sociedade de Serviços, alimentada pelo conhecimento, pela informação e pela comunicação, que se configuram como peças-chave na economia e na sociedade do século XXI. _____________,no mundo pós-moderno, um país ou uma comunidade equivale à sua densidade e potencial educacional, cultural e científico-tecnológico, capazes de gerar serviços, informações, conhecimentos e bens tangíveis e intangíveis, que criem as condições necessárias para inovar, criar, inventar.


(Aspásia Camargo, “Um novo paradigma de desenvolvimento”)
a) Diante dessas considerações,
b) É necessário considerar a idéia oposta de que,
c) Partindo-se dessas premissas,
d) Tendo como pressupostos essas afirmações,
e) Aceitando-se essa premissa, é preciso considerar que,

Assinale a opção que não representa uma continuação coesa e coerente para o trecho abaixo.

É preciso garantir que as crianças não apenas fiquem na escola, mas aprendam, e o principal caminho para isso, além de investimentos em equipamentos, é o professor. É preciso fazer com que o professor seja um profissional bem remunerado, bem preparado e dedicado, ou seja, investir na cabeça, no coração e no bolso do professor.

a) Qualquer esforço dessa natureza já tem sido feito há muitos anos e comprovou que os resultados são irrelevantes, pois não há uma importação de tecnologia educacional.

b) Tal investimento não custaria mais, em 15 anos, do que o equivalente a duas Itaipus.

c) Esse esforço financeiro custaria muito menos do que o que será preciso gastar daqui a 20 ou 30 anos para corrigir os desastres decorrentes da falta de educação.

d) Isso custaria muitas vezes menos que o que foi gasto para criar a infra-estrutura econômica.

e) Um empreendimento dessa natureza exige como uma condição preliminar: uma grande coalizão nacional, entre partidos, lideranças, Estados, Municípios e União, todos voltados para o objetivo de chegarmos a 2022, o segundo centenário da Independência, sem a vergonha do analfabetismo.

Os trechos abaixo compõem um texto, mas estão desordenados. Ordene-os para que componham um texto coeso e coerente e indique a opção correta.

( ) O primeiro desses presidentes foi Getúlio Vargas, que soube promover, com êxito, o modelo de substituição de importações e abriu o caminho da industrialização brasileira, colocando, em definitivo, um ponto final na vocação exclusivamente agrária herdada dos idos da colônia.

( ) O ciclo econômico subseqüente que nos surpreendeu, sem dúvida, foi a modernização conservadora levada à prática pelos militares, de forte coloração nacionalista e alicerçado nas grandes empresas estatais.

( ) Hoje, depois de todo esse percurso, o Brasil é uma economia que mantém a enorme vitalidade do passado, porém, há mais de duas décadas, procura, sem encontrar, o fio para sair do labirinto da estagnação e retomar novamente o caminho do desenvolvimento e da correção dos desequilíbrios sociais, que se agravam a cada dia.

( ) Com JK, o país afirmou a sua confiança na capacidade de realizar e pôde negociar em igualdade com os grandes investidores internacionais, mostrando, na prática, que oferecia rentabilidade e segurança ao capital.

( ) Em mais de um século, dois presidentes e um ciclo recente da economia atraíram as atenções pelo êxito nos programas de desenvolvimento.

( ) Juscelino Kubitschek veio logo depois com seu programa de 50 anos em 5, tornando a indústria automobilística uma realidade, construindo moderna infra-estrutura e promovendo a arrancada de setores estratégicos, como a siderurgia, o petróleo e a energia elétrica.


(Emerson Kapaz, “Dedos cruzados” in: Revista Política Democrática nº 6, p. 39)

a) 1º - 2º - 4º - 5º - 6º - 3º
b) 2º - 3º - 5º - 1º - 4º - 6º
c) 2º - 5º - 6º - 4º - 1º - 3º
d) 5º - 2º - 4º - 6º - 3º - 1º
e) 3º - 5º - 2º - 1º - 4º - 6º


01. Junte as duas sentenças, subordinando a segunda à(s) palavra(s) grifada(s) na primeira. 
      (Oração subordinada adjetiva.)

Exemplo:
      Eu conheço uma pessoa inteligente. Esta pessoa faria o trabalho com perfeição. 
      Eu conheço uma pessoa inteligente que faria o trabalho com perfeição. 

a) O plano era excelente. Concebemos o plano em nossa última sessão. 
b) A partida não foi nada interessante. Tivemos a oportunidade de ver a partida pela televisão. 
c) O número de pessoas influiu na decisão do diretor. Estas pessoas freqüentam o clube. 
d) A oferta é das mais vantajosas. Você me fez a oferta ontem. 
e) Não pudemos participar da competição. A competição realizou hoje de manhã. 
f) Jamais aceitaremos as idéias. Você adotou as idéias sem refletir. 
g) As roupas não me serviram. Comprei as roupas pelo reembolso postal. 
h) A pena não foi em hipótese alguma adequada. O juiz aplicou a pena. 
i) Não concordei com o ponto de vista. O presidente da junta manifestou o ponto de vista da reunião. 
j) Ninguém recusaria esta oferta. Você recusou a oferta. 

2. Junte as duas sentenças, subordinando a segunda à(s) palavra(s) em destaque na primeira. (Atente para a presença da preposição antes do QUE!)
      (Oração subordinada adjetiva.)
Exemplo:
      O processo é sem dúvida o mais econômico. Referi-me a ele com entusiasmo. 
      O processo a que me referi com entusiasmo é sem dúvida o mais econômico.

a) O otimismo é indispensável ao bom andamento do trabalho. Precisamos tanto de otimismo. 
b) Foi deprimente o espetáculo. Assistimos a o espetáculo na noite passada. 
c) Não consigo lembrar-me do nome da pessoa. Dei todo o dinheiro a ela. 
d) A rua tem um lindo abacateiro. Moro n esta rua desde garoto. 
e) Estes são alguns dos princípios. Devemos obedecer a estes princípios. 
f) Aqui estão alguns fatos. Todos os brasileiros devem lembra-se d eles.
g) Os meios são muitos. Podemos contar com eles. 
h) A Água é um elemento. O ser humano vai sempre depender d esse elemento.  
i) O professor disse que dois dos alunos haviam desaparecido. Ele fez alusão a os alunos. 
j) A prova foi fácil. Nós nos referimos a ela.

3. Transforme a oração em destaque, segundo o modelo:
      (Oração subordinada adjetiva/ Aposto)
      A conquista do campeonato, que é nosso objetivo maior, só será conseguida com a renovação da equipe. 
      A conquista do campeonato, nosso objetivo maior, só será conseguida com a renovação da equipe. 

a) A integração econômica das duas áreas,  que é um dos principais temas do encontro, foi assunto de muita polêmica e
controvérsia. 
b) Muitas homenagens foram prestadas a Pelé, que foi o maior jogador de futebol que já tivemos.
c) Os pedreiros, que estavam exaustos de tanto trabalho, abandonaram suas pás e picaretas sobre o chão empoeirado. 
d) São Paulo, que é a maior cidade brasileira, enfrenta sérios problemas de poluição ambiental.
e) O Pão de Açúcar, que é uma das muitas atrações turísticas do Rio, tem novo sistema de bondinhos. 
f) Nossa loja, que é a mais elegante do bairro, espera ansiosa uma visita sua. 
g) A Fundação Oswaldo Cruz, que é o maior centro produtor de vacinas em nosso país, garantiu à campanha do Ministério
da Saúde. 
h) O barbeiro, que é o transmissor da doença de Chagas, está gradativamente sendo erradicado de nossas áreas rurais.

4. Reescreva a sentença, substituindo a oração em destaque por outra introduzida pelo conectivo entre parênteses:
      (Conectivos que indicam causa.)
Exemplos:
      Poucas pessoas podiam acompanhar o orador, que usava palavras inusitadas no seu discurso. (UMA VEZ QUE) 
      Poucas pessoas podiam acompanhar o orador, UMA VEZ QUE ele usava palavras inusitadas no seu discurso.
      Os alunos, que não teriam mais aulas naquele dia, foram todos dispensados. (COMO) 
      COMO não teriam mais aulas naquele dia, os alunos foram dispensados. 

a) O professor, que estava muito cansado naquele dia, resolveu dispensar a turma. (VISTO QUE) 
b) Os jogadores, que haviam treinado com afinco, executaram com perfeição as jogadas ensaiadas. (EM VIRTUDE DE) 
c) A loja teve de trocar a mercadoria, que estava completamente estragada. (POR) 
d) A companhia, que era muito pequena para o volume cada vez maior de negócios, adquiriu uma nova sede. (UMA VEZ QUE) 
e) Muitas pessoas compraram o novo modelo do automóvel, que era econômico e prático. (VISTO) 
f) Não gostamos de futebol, que é um esporte por demais violento. (EM CONSEQÜÊNCIA) 
g) Sempre comprei nesta loja, que tem preços bastante bons e produtos da melhor qualidade. (POIS) 
h) O serviço bancário vem lançando mão de microfilmagem  que é um excelente meio de armazenar a informação.
(PORQUE) 
i) O ginasta, que havia vencido várias competições internacionais, recebeu homenagem pelas suas vitórias. (EM VIRTUDE DE) 
j) Sempre trago meu carro a esta oficina, que tem os melhores mecânicos da cidade. (JÁ QUE)

 OBS.: OS GABARITOS SÃO DISPONIBILIZADOS NAS AULAS. SE VOCÊ FIZER ONLINE E QUISER ALGUMA RESPOSTA ESPECÍFICA, PEÇA NOS COMENTÁRIOS. ABRAÇO!